O terçol ou hordéolo (popularmente chamado de viúva), é causado pela inflamação das glândulas Zeis e Mol, que ficam próximas da borda externa das pálpebras. Caracteriza-se pelo caroço que se forma na borda da pálpebra, na parte externa (algumas vezes por se formar na parte interna da pálpebra), e se parece com um furúnculo ou uma espinha.
Não é contagioso e começará a desaparecer sozinho em alguns dias. É uma inflamação e irritação local e não pode ser transmitido a outras pessoas por meio do contato casual. Mas o grande número de bactérias no pus do local pode causar outras irritações.
Algumas vezes pode ser confundido com conjuntivite ou blefarite, que deixam os olhos vermelhos, inchados e lacrimejantes. Difere-se do calázio, que tem um caroço duro, mas não é doloroso.
Os sintomas podem ser: pequeno caroço na pálpebra, semelhante a um furúnculo ou espinha, dor e vermelhidão na região, fotofobia, inchaço com a presença de pus, lacrimejamento.
Os portadores de blefarite ou que tenham a pele oleosa têm maior tendência ao aparecimento do terçol.
Alguns cuidados devem ser seguidos para evitar que se formem: lavar as mãos antes de tocar os olhos; se utiliza lentes de contato, faça a limpeza correta das lentes, conforme instruções do fabricante; retire toda a maquiagem dos olhos, não compartilhe seus cosméticos com outras pessoas e verifique a validade dos cosméticos que utiliza, descartando os que têm a data de validade vencida.
Não utilize soluções caseiras, que podem provocar piora do problema e causar outras doenças.
No IO PROMESP oftalmologistas especializados estão aptos a fazer o diagnóstico e tratamento necessários.
Agende sua consulta e veja bem!