Posso usar os óculos vendidos na farmácia?

Os óculos de farmácia são o socorro dos que esquecem ou perdem seus óculos quando em uma viagem, por exemplo. Mas essa ajuda, que poderia ser temporária, se prolongada, provoca dor de cabeça, enjoo e até mesmo acidentes, causados pelo esforço visual necessário à acomodação exigida para o foco da visão de perto, além de não terem o eixo específico para cada olho. 

Os portadores de erros de refração – miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia têm graus de acomodação de foco diferentes em cada um dos olhos. Por isso, toda receita é única, específica para cada pessoa. 

Recomenda-se que sejam utilizados somente óculos adquiridos em óticas especializadas, que ofereçam as lentes que você precisa, que tenham o tratamento UVA/UVB necessários à sua proteção contra os raios solares. 

A consulta oftalmológica é importante não somente para a determinação do grau das lentes dos seus óculos, mas também para o exame geral do sistema ocular, possibilitando o diagnóstico de doenças que ainda não apresentaram sintomas, capazes de serem tratadas antes dos danos que possam causar, como por exemplo, o glaucoma. 

Faça exames com oftalmologistas habilitados, experientes. Consulte os especialistas da PROMESP.