Existem algumas controvérsias quanto à transmissão do coronavírus através das secreções oculares, tanto para a possível presença de partículas virais em lágrimas e conjuntiva, quanto para o potencial de transmissão conjuntival.
O jornal Ophtalmology, informa ser improvável a contaminação pelo coronavírus através das lágrimas. Foram estudadas as secreções oculares de alguns pacientes acometidos pela Covid-19 e não foram encontrados indícios de que a contaminação tenha ocorrido por esse meio.
Em outro estudo, a cientista Concetta Castilletti, mostrou que o novo coronavírus pode se multiplicar na região dos olhos, indicando que as secreções oculares são, além de porta de entrada para a doença, uma fonte de contágio, mostrando que o risco pode ocorrer em exames oftalmológicos.
Foram encontrados sinais da presença do vírus do coronavírus nas secreções oculares de uma paciente com conjuntivite, evidência do vírus nas lágrimas e na superfície ocular, com infecção pela via conjuntival. Além disso, duas amostras de lacrimejamento e secreções conjuntivais foram obtidas do único paciente com conjuntivite e apresentaram resultados positivos de RT-PCR.
Os estudos continuam e precisam ser aprofundados, avaliando essas possibilidades de contaminação através das secreções oculares.
Recomenda-se que faça seus exames oculares em um lugar que você confie. Entre em contato com a PROMESP e agende seu horário. A PROMESP está apta a receber, com todo conforto, dentro dos melhores preceitos de confiabilidade.