A vida moderna exige demais de nossos olhos. Hoje muitas pessoas trabalham diariamente sentados na frente de um computador.
Diversos estudos científicos mostram que olhar constantemente para a tela do computador pode prejudicar a visão. Discernir contrastes, diferenciar entre cores e alternar entre curta e longa distância torna-se cada vez mais difícil. O trabalho que exige a visão de perto constantemente pode até mesmo restringir o seu campo de visão.
Existem alguns exercícios de relaxamento para o olho que podem ajudar a aliviar o incomodo na visão.
Sente-se confortavelmente, descanse os braços sobre uma superfície plana, feche os olhos e coloque as palmas de suas mãos sobre os olhos. Ficará completamente escuro. Agora respire lenta e profundamente por um ou dois minutos. Depois de ter feito isso, lentamente tire as mãos e abra os olhos novamente.
Sente-se confortavelmente em um banco e mantenha a cabeça reta. Em seguida, olhe o mais longe que pode em quatro direções, dois ou três segundos em cada uma: para cima, para baixo, esquerda e direita. Repita três vezes. Importante: mexa apenas os olhos, não a cabeça.
Uma massagem suave é muito relaxante para os olhos. Usando as pontas dos polegares, massageie a área abaixo do sobrancelhas – a partir da parte superior do nariz até a borda externa da pálpebra – em movimentos circulares.
O Palming, exercício de yoga, é um exercício que proporciona descanso da visão. É conhecido como uma das melhores formas de relaxar o nervo óptico.
1) Posicione-se de uma forma confortável.
2) Esfregue as mãos para aquecê-las.
3) Feche os olhos e os cubra com a palma das mãos, que devem estar em formato de concha.
5) Fique nesta posição de 3 a 5 minutos, evitando a entrada de luz nos olhos.
6) Importante: não esfregue ou faça pressão nos olhos.
Esse exercício pode ser realizado ao acordar e antes de dormir. Pessoas que trabalham utilizando o computador, podem fazer o exercício durante ao longo do dia, quando sentirem necessidade. Caso o desconforto com a visão não melhore com os exercícios é importante procurar o oftalmologista para uma avaliação.