Os óculos solares são acessórios bem utilizados em qualquer época do ano. Mas é no verão principalmente que eles se tornam indispensáveis, pois além da utilidade estética, a protetiva se torna ainda mais relevante. Sabemos dos perigos que os raios ultravioletas podem causas a pele, porém, os olhos também são grandes vítimas deles. Mas não pense você que basta somente comprar óculos com lentes escuras e pronto, está imune. Não, não é assim que funciona. Uma escolha descuidada desse item, pode até prejudicar ao invés de ajudar.
Para que você desfrute dessa época do ano de uma forma segura, selecionamos dicas valiosas para a seleção desses acessórios considerados essências para o verão.
Escolha os modelos certos
Antes de mais nada, pesquise e escolha modelos de lentes adequados, que possam, de fato, auxiliar a saúde dos seus olhos. Sobre a armação, prefira escolher as que melhor se encaixam no seu formato de rosto, e de preferência, aqueles que fecham as laterais da visão também.
Apesar de proteger os olhos com suas lentes escuras, os óculos de sol fazem com que as pupilas fiquem dilatadas, ou seja, mais propensas à recepção dos raios solares.
Então procure modelos que possuam lentes com selo de qualidade. Lembre-se que os óculos pirateados e que não bloqueiam os raios UV aumentam o risco de danos nas córneas, e que, portanto, podem prejudicar – e muito – a sua visão. Além disso, lentes nas cores roxo e púrpura são muito indicadas para praia, pois esses tons valorizam o contraste entre o azul e o verde.
Faça uma limpeza adequada
Jamais enxágue os óculos com água do mar ou da piscina. A água salgada é corrosiva e pode causar danos irreparáveis nas lentes e na armação. Para uma limpeza profunda, correta e que não prejudique o material do acessório, lave com água corrente e sabão líquido neutro. Seque com um tecido macio e que não deixe pelinhos sobre a lente – os panos microfibra são ótimos para isso.
Tenha cuidado com demasiada exposição ao sol
Deixar suas lentes expostas ao sol, sem o menor cuidado, também pode danificá-la. Isso acontece, principalmente, para aquelas que são lentes antirreflexo.
Por isso, é essencial que após o uso, você os guarde sempre dentro das caixinhas de proteção, dentro do porta luvas, em locais em que ele não estrará em contato direto com sol. Evite deixá-los perto de calor excessivo, como por exemplo, próximo a churrasqueiras.
Evite o contato dos óculos com a areia
É muito importante evitar que os óculos tenham contato direto com a areia, a água do mar e os protetores solares.
Todos esses fatores podem riscar as lentes e danificar as armações. Caso os óculos fiquem com excesso de algum deles, lave em água corrente e seque com um pano ou lenço leve.
Guarde os óculos corretamente
Evite deixar os óculos em locais inapropriados. Sempre que não estiver em uso, deixe-os em um estojo adequado, de preferência aquele que veio junto com a armação, pois é próprio para a conservação. Forrados em veludo, evitam arranhões nas lentes e na armação, além de mantê-lo sempre limpo. Nunca guarde seus óculos em bolsas e sacolas sem a proteção do estojo. Mas mesmo dentro do estojo, deixe com as lentes viradas para cima.
Essas são algumas dicas para que você utilize os seus óculos de sol sem prejudicar sua saúde ocular, para que eles tenham um pouco mais de vida útil e para que você possa aproveitá-los muito mais e com maior qualidade. Depois disso, é só curtir o verão!