Além da irritante e demorada crise de espirros, a alergia também causa iritação nos olhos, vermelhidão, coceira, inchaço das pálpebras. Esses são sintomas da conjuntivite alérgica, e qualquer pessoa está sujeito a ela.
Muitos fatores podem desencadear a conjuntivite alérgica, entre eles, a poeira, o mofo, medicamentos, a cola dos cílios e até mesmo maquiagem vencida. Você já conferiu a data de validade dos seus itens de maquiagem? Tem retirado adequadamente a maquiagem da área dos olhos? Existem produtos específicos que facilitam essa higinenização e que não agridem os olhos.
As alergias são mais comuns em duas épocas do ano: na primavera, quando há uma quantidade maior de pólen no ar, e no verão, quando há muita poeira, além dos ácaros. Esses fatores muitas vezes ajudam a desencadear também a rinite (alérgica).
É muito importante que você fique atento ao evento que desencadeia essas sensações e possa relatar ao seu oftalmologista, pois há um tratamento adequado para cada intercorrência.
É conveniente que não faça uso de soluções caseiras ou mesmo utilize colírios sem a recomendação do oftalmologista. Para cada fator há um tratamento ideal.
O uso de medicamentos sem orientação médica pode acarretar danos à sua saúde e potencializar alguns sintomas.
Preserve seus olhos! Cuide de sua visão!