A conjuntivite trata-se de uma irritação da conjuntiva (a membrana que recobre a parte branca do olho). Geralmente, é causada por alergias a poluentes e substâncias irritantes ou por algum tipo de infecção bacteriana ou viral. É uma das doenças mais contagiosas, sendo transmitida muito facilmente pelo contato.
É relativamente fácil saber quando se está com conjuntivite, pois os sintomas são vários: pálpebras inchadas, coceira, pálpebras grudadas ao acordar, dor ao olhar para a luz, vermelhidão nos olhos, secreção esbranquiçada, visão borrada, sensação de areia nos olhos e olhos lacrimejantes.
Esse problema costuma durar de uma semana a 15 dias e o tratamento é feito com colírios, antibióticos e anti-inflamatórios. É importante que o paciente não se automedique, pois apenas um oftalmologista poderá indicar o tipo certo de remédio e o colírio adequado para cada caso.
O uso de óculos escuro pode ajudar com a sensibilidade a luz e compressas de água fria aliviam a queimação, oferecendo um pouco de alívio para quem está com esse problema.