A campimetria ocular, também conhecida como exame de campo visual, é a avaliação da visão central e periférica. O objetivo é diagnosticar se o campo de visão está normal ou se há alteração em algum ponto, causadas geralmente por patologias.
O resultado dele faz com que o oftalmologista obtenha informações sobre o diagnóstico, evolução da doença ou eficácia dos tratamentos. Além disso, baseado nele, o médico oftalmologista irá decidir sobre a necessidade de solicitar outros exames oftalmológicos no caso de não haver alterações ou revelar alguma anomalia na vista.
Atualmente, a forma desse exame mais utilizada é a campimetria computadorizada, pois ela é feita por meio de equipamentos modernos que permitem estudar o campo visual através de recursos computacionais. Ela pode ser monocular, realizada apenas em um olho, ou binocular, nos dois olhos.
Para que é indicado?
A Campimetria Computadorizada é aplicada nos casos de diagnóstico e acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações retinianas e que realizaram plástica ocular. É um exame indolor e não invasivo. Se o paciente utilizar lentes de contato ou óculos, deverá levá-los no dia do exame.