O tracoma é um tipo conjuntivite crônica e a principal causa mundial de cegueira de origem infecciosa evitável. Trata-se de uma infecção ocular que afeta os dois olhos por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis (Ct) – essas cepas são diferentes das cepas genitais que causam a infecção sexualmente transmissível comum conhecida como ‘clamídia’.
A infecção do tracoma se espalha pelo contato pessoal (via mãos, roupas ou lençóis) e por moscas que entraram em contato com secreção dos olhos ou nariz de uma pessoa infectada.
Os principais sintomas do tracoma são: coceira e irritação dos olhos e pálpebras; secreção nos olhos; dor nos olhos; sensibilidade à luz e visão embaçada. Quando não tratada, a infecção pode fazer com que as pálpebras se voltem para dentro (entrópio), de modo que os cílios se esfregam no globo ocular (triquíase), danificando a superfície do olho. Essa abrasão contínua pode causar dor nos olhos, colapso da superfície externa ou da córnea dos olhos, resultando até em cegueira no longo prazo.
O tracoma ocorre em áreas com habitações superlotadas, onde a higiene pessoal e comunitária é difícil de manter e em locais com falta de acesso à água potável – a doença afeta algumas das regiões mais pobres do globo, predominantemente na África e na Ásia.
O tratamento inclui antibióticos tópicos e sistêmicos para matar a infecção, cirurgia para corrigir deformidades das pálpebras. Também são importantes formas de combate do tracoma políticas de promoção da saúde para promover a higiene das mãos e do rosto, especialmente de crianças, para se quebrar o ciclo de reinfecção.
No IO PROMESP profissionais habilitados e experientes podem fazer seu diagnóstico e identificar distúrbios visuais.
Agende sua consulta e veja bem!
#promesp #iopromesp #oftalmologiapromesp #tracoma #agenciaplanetaw