A presbiopia ou “vista cansada” é uma condição natural associada ao envelhecimento, em que o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos. Essa condição não causa perda de visão e nem apresenta grandes riscos para a saúde, mas exige atenção por uma questão de qualidade de vida. Neste texto, vamos abordar as causas, sintomas e tratamentos adequados para esta enfermidade.
A presbiopia ocorre em um processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo. Para isso, ele é movido pelos músculos ciliares. Mas com o tempo esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino não se adaptada mais da melhor forma à focalização da imagem. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.
Os sinais e sintomas da presbiopia iniciam-se na fadiga ocular por vezes, conhecida como “vista cansada”, embora esta expressão esteja associada ao envelhecimento natural. A dificuldade em ver com pouca luz (baixa luminosidade), dificuldade em focar pequenos objetos ou letras pequenas são outros sinais e sintomas, geralmente, notados pela primeira vez entre os 40 e os 50 anos de idade, contudo podem acontecer numa idade mais precoce. Nestes casos, o cansaço visual durante a leitura por longos períodos é frequente.
Também são sinais muito frequentes, manchas na visão de perto e visão turva momentaneamente quando existe transição entre as visões de perto e de longe.
A presbiopia pode ser tratada e corrigida de três formas. São elas:
Independente de qual tratamento seja adotado, deve-se antes realizar uma consulta no oftalmologista e alguns exames também são necessários para melhor avaliação do quadro clínico ocular.