A visão é um dos principais sentidos dos seres humanos. É através dela, que vemos objetos, cores e o rosto de quem amamos. Por esses motivos, os olhos merecem atenção especial.
Para garantir a prevenção de doenças oculares nos bebês são necessários alguns cuidados ainda durante a gestação. Uma gestação tranquila e segura do bebê é fundamental e, portanto, é necessário que a futura mamãe tome alguns cuidados específicos:
– Alimentação rica em ácido fólico e vitaminas do complexo B.
Presentes em alimentos como feijão, lentilhas e espinafre e cereais, o ácido fólico e o complexo B são fundamentais para a formação do sistema nervoso do bebê, do qual os olhos fazem parte.
– Fazer o acompanhamento pré-natal. Os exames dessa fase geralmente não identificam pequenos problemas, mas é possível detectar alterações mais graves, como por exemplo cataratas muito densas.
A catarata congênita pode ser causada por fatores genéticos ou infecções contraídas pela mãe durante a gravidez, como toxoplasmose por exemplo. Quando a catarata afeta apenas um dos olhos, é preciso fazer a cirurgia o mais rápido possível após o nascimento para evitar que ocorra ambliopia.
Além dos cuidados preventivos como alimentação balanceada e acompanhamento pré-natal, a gestante deve tomar cuidado com doenças que podem afetar a formação do bebê.
Um exemplo de doença que pode afetar o desenvolvimento do bebê é a sífilis, doença sexualmente transmissível, a bactéria atravessa a placenta e pode causar sérios danos na visão como a catarata congênita, além de alterações no coração e cérebro que podem levar à morte. Outro exemplo é a herpes genital, que também pode causar a perda parcial da visão do bebê caso a uma ferida se rompa na hora do parto.
Por ser um período delicado e de muitas mudanças, durante a gestação é preciso que a futura mamãe faça corretamente o acompanhamento pré-natal e, em caso de qualquer alteração ou mal estar, procurar atendimento médico.