Miopia infantil e volta as aulas

Férias é tempo de descansar a cabeça e se divertir, porém com a proximidade da volta às aulas e as aulas presenciais retornando aos poucos é necessário prestar uma atenção especial à visão das crianças.

Isso porque os problemas de visão, como a miopia, podem prejudicar o desempenho das crianças na escola. As queixas são um dos principais alertas. É comum que a criança, com dificuldades na escola, se queixe de não consegue ler o que está escrito no quadro, constantes de dores de cabeça e incômodo nos olhos.

A miopia é um erro de refração que dificulta que a pessoa consiga ver com nitidez o que está mais distante. O erro ocorre porque o olho míope não tem o formato normal. O globo ocular é mais longo e pontudo. Pode suceder também uma curvatura excessiva da córnea.

O resultado disso é que a imagem é focada antes da retina, e não sobre ela. O que faz com que a pessoa veja bem o que está mais próximo, enquanto o objeto mais distante é visto desfocado e sem nitidez.

Sintomas

Alguns dos sinais e sintomas incluem:

● Fadiga ocular;

● Dor de cabeça;

● Necessidade de apertar os olhos frequentemente para tentar ver corretamente;

● Dificuldade em ver de longe;

● Esfregar os olhos com muita frequência.

Como a miopia é diagnosticada?

É normal que algumas crianças reclamem de dor nos olhos e dor de cabeça ou até mesmo que não conseguem ler direito o que a professora escreve no quadro. Também são comuns olhos irritados após as aulas ou após as tarefas de casa. Outro ponto de observação para os pais, é a hora de assistir os desenhos favoritos. Geralmente as crianças com algum grau de miopia dão preferência para sentarem próximo à televisão. A miopia pode ser diagnosticada com precisão por exames oculares padrão que avaliam tanto a visão de perto quanto a intermediária e também a visão a distância.