As 5 doenças oculares mais comuns no Brasil

Problemas oculares podem acontecer em qualquer idade e podem ter consequências graves, como a perda ou um comprometimento grande da visão, se não forem diagnosticados e tratados precocemente. As doenças oculares mais comuns no Brasil são: catarata, glaucoma, conjuntivite, astigmatismo e retinopatia diabética.

Catarata: responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, essa doença deixa o cristalino opaco e torna a visão turva, como se existisse uma névoa diante dos olhos. O tratamento é cirúrgico e bastante eficaz.

Glaucoma: essa condição aumenta a pressão intraocular, lesionando o nervo óptico e levando a diminuição da visão periférica. O glaucoma não tem cura, mas o uso de colírios, medicamentos, cirurgias e tratamentos a laser diminuem os danos e a progressão da doença.

Conjuntivite: é uma inflamação na membrana que recobre as pálpebras e os olhos, conhecida como conjuntiva. O principal sintoma são os olhos avermelhados e irritados. O tratamento é feito a partir do uso de colírios e medicamentos.

Astigmatismo: é causado por um problema na formação da córnea, que deixa a visão distorcida. Pode ocorrer naturalmente ou por algum problema associado a um trauma no olho. A solução é o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Retinopatia diabética: é uma doença que danifica os vasos sanguíneos por causa do excesso de glicose no sangue. Essa condição pode levar a perda de visão e precisa ser tratada o mais rápido possível. O tratamento pode ser feito por meio de remédios, cirurgia ou procedimentos a laser, dependendo do dano causado à retina e o estágio da doença.