Se você está sentindo os olhos avermelhados e algum tipo de incômodo, pode ser pterígio.
Na maioria das vezes, esse problema não causa sintomas além de incômodo em relação a aparência, entretanto, em casos mais avançados pode causar desconforto ocular, ardência, sensação de areia ou de algo estranho nos olhos, coceira e visão embaçada.
Popularmente conhecido como “carne crescida”, se caracteriza como uma lesão benigna causada pelo crescimento de um tecido conjuntival na área exposta dos olhos em direção à córnea.
Normalmente cresce de forma lenta e, em certo ponto, pode parar de crescer. Porém, em alguns casos onde há crescimento avançado, o eixo visual começa a ser comprometido, interferindo na visão.
De acordo com evidências, sua causa é a exposição aos raios ultravioletas. Tem relação à mutação de células germinativas do limbo corneano, que são induzidas pela radiação solar. Além dessas causas, pode ter relação com olhos secos e irritadiços a poeira e vento. Atinge adultos a partir dos 20 anos, sendo mais comum nos homens do que nas mulheres.
O tratamento vai depender do caso apresentado pelo paciente. O ideal é consultar um oftalmologista. De qualquer forma, aqui estão algumas opções de tratamento caso haja piora do quadro inflamatório:
Se nenhum desses tratamentos solucionar o problema, a decisão à cirurgia será tomada em conjunto, paciente e oftalmologista.
Para sanar qualquer dúvida restante ou caso apresente qualquer um desses sintomas, entre em contato com o Instituto Oftalmológico Brooklin e agende a sua consulta.