Os principais motivos que levam as pessoas à procurarem por um oftalmologista são visão cansada, dores de cabeça, dificuldade de enxergar, visão duplicada e vermelhidão nos olhos. Existem exames de rotina que possibilitam detectar as causas desses problemas e melhorar a visão do paciente. Aproveite o início do ano e conheça alguns exames oftalmológicos de rotina para enxergar 2019 com novos olhos.
Exame de refração
Esse teste possibilita detectar se o paciente possui algum tipo de problema de visão como hipermetropia, miopia e astigmatismo. Ele é feito por meio de um projetor e refrator a uma determinada distância para identificar o grau de lentes corretivas que o paciente necessita.
Avaliação externa
Esse é o primeiro exame realizado pelo oftalmologista, onde ele avalia se há vermelhidão no olho do paciente, secura, edemas ou qualquer outro tipo de alteração na região ocular.
Teste ortóptico
Este é o exame que monitora a movimentação dos músculos ligados aos olhos para detectar alterações sensoriais e problemas como estrabismo e ambliopia.
Oftalmoscopia
Através desse teste é possível avaliar o fundo do globo ocular e regiões como a retina e os vasos sanguíneos. Esse exame possibilita detectar doenças como glaucoma, hipertensão ocular e diabetes ocular.
Topografia corneana
Este é o exame que determina a curvatura da córnea. É indicado para paciente que farão cirurgias oculares e também para detectar doenças precocemente.