Acidentes oculares durante as festas de final de ano

O final do ano está chegando e a atenção a alguns perigos que podem afetar a saúde dos olhos deve ser redobrada nessa época do ano. Fatores como praias, piscinas e até mesmo a queima de fogos da virada de ano, podem oferecer riscos para a região ocular. Existem cuidados básicos que, se seguidos corretamente, podem evitar grandes lesões.

Fogos de artifício

A tradicional queima de fogos que acontece durante as festas de ano novo é linda, porém, escondem alguns perigos, principalmente para os olhos. Nesse período, muitas pessoas ficam expostas a fumaça ou manuseiam fogos de artifício. Um problema muito frequente é o contato dos olhos com fragmentos provenientes dessa queima, provocando a sensação de areia e lacrimejamento, podendo causar lesões na córnea. Além disso, o contato com a própria fumaça dos fogos pode resultar em conjuntivite e seus sintomas como ardência, vermelhidão e fotofobia.

Piscinas e praias

Nesses ambientes, o cuidado com os olhos deve ser redobrado, tanto fora quanto dentro da água. Ao mergulhar, não abra os olhos, pois as substancias presentes na agua podem causar irritação e contaminação. Use sempre óculos de sol ao ficar em exposição direta a ele, pois a radiação solar pode causar doenças como a catarata. Além disso, muito cuidado ao passar protetor solar perto da região dos olhos, pois, se houver contato, pode causar uma grande irritação.

Fonte: https://conteudo.iobrooklin.com.br/acidentes-oculares-durante-as-festas-de-final-de-ano