Doenças que podem ser diagnosticadas com exames oftalmológicos

Embora pareça pouco comum, os olhos apresentam os primeiros sintomas de diversas doenças que, com o auxílio dos exames oftalmológicos conseguem detectar indícios de comportamentos anormais no organismo. Por exemplo, o mapeamento de retina e a fundoscopia (popularmente conhecida como exame de fundo de olho) podem detectar doenças infecciosas, crônicas, vasculares, neurológicas, hematológicas, reumáticas e, claro, também dos olhos.

Isso é possível porque essas doenças alteram os vasos sanguíneos e/ou as artérias do globo ocular. Consequentemente, provocam lesões que, por sua vez, serão constatadas por meio desses exames.

Conheça algumas doenças que podem ser detectadas por meio de exames oftalmológicos:

Diabetes: A alta concentração de glicose nos diabéticos pode afetar os vasos sanguíneos dos olhos, rompendo-os, provocando assim o vazamento de fluido na retina

Câncer de pele: Os exames de olhos podem revelar câncer de pele ao notar pequenas pintas no interior do globo ocular. Outro sinal é o surgimento de manchas frequentes nesse órgão.

Aneurisma Cerebral: O exame oftalmológico pode diagnosticar alguns indícios de aneurisma cerebral, como o aumento da pressão dentro do cérebro, inchaço do nervo óptico e hemorragia na retina. O diagnóstico final é realizado por um especialista da área, com a ajuda de exames complementares.

Hipertensão: Além de levar à obstrução dos vasos da retina, as complicações da hipertensão arterial podem acarretar em retinopatia hipertensiva. A doença provoca uma lesão vascular na retina, ocorrendo a perda de visão.

Aids: A Aids pode atingir diversas regiões dos olhos, desde a pálpebra até a retina, e causar doenças e infecções no local. Isso acontece porque o vírus HIV ataca as células de defesa do organismo, baixando a imunidade e tornando-o mais vulnerável ao surgimento de problemas de saúde.

Por fim, o diagnóstico de várias doenças que atingem o organismo pode ser feito por meio de exames de olhos. Alguns distúrbios são identificados através desses exames antes mesmo do surgimento dos sintomas. As visitas regulares ao oftalmologista, além de prevenir doenças e problemas oculares, podem auxiliar na detecção precoce de outras doenças.